Titulo: Milo Manara: Viagem a Tulum 1
Formato(s): CBR Idioma(s): PT Scans: Desconhecido Restauro: Desconhecido Tamanho: 8.00MB Download |
Sinopse: Uma das mais belas e delirantes historias-em-quadrinhos da segunda metade do seculo passado, a partir de um argumento para filme (nunca realizado) e que seria adaptado com brilhantismo invulgar por Manara, o desenhista de algumas obras-primas das HQs, como a genial "Sonhar, talvez". Na verdade, Fellini, que dirigiu Os boas vidas, Noites de Cabiria, "A doce vida", "Oito e meio", "Amarcord" e outros filmes de sucesso, sempre foi um entusiasta dos quadrinhos. Como Alain Resnais. Como Jean-Luc Godard. Neste caso, para inicio de conversa publicou atraves de folhetim (em 1986) uma historia que pretendia transformar em cinema; como nao o fez, ja que cinematograficamente irrealizavel, ou quase, permitiu que Manara a adaptasse com bastante liberdade para a linguagem dos quadrinhos, participando, inclusive, da elaboracao do roteiro em alguns momentos da feitura dessa autentica novela grafica. O resultado final e admiravel: em clima felliniano, entre a magia e o deslumbramento grafico-sequencial, os dois personagens principais (um senhor e uma jovem) visitam uma lendaria "Cinecitta", a procura do proprio Fellini, e nela encontram algumas figuras de suas obras, vividas por Giulitetta Masina, Anita Ekberg, alem, claro, Marcello Mastroianni. A rigor, a jovem nao sabe se esta vivendo uma aventura real ou se esta dentro de um filme aparentemente sem o menor sentido. O fato e que, levada pelo chapeu do cineasta, se deixa afogar num lago artificial que contem mais elementos oniricos, numa viagem dionisiaca que seria sem logica, para muitos e muitos. Alias, e dentro do lago, marcado pelo simbolismo, que, num imenso aviao, a jovem encontra Mastroianni, e mais uma vez Fellini. Quando o jumbo descola, com Mastroianni em seu interior, a historia "descola". E um filme vai ser feito (por Mastroianni/Snaporaz como o diretor), com seus misterios, suas fantasias, seus devaneios, suas impossibilidades, seus mitos quadrinhograficos, seus multiplos caminhos que levam ao Mexico e i sua cultura milenar. Sao muitas as referencias e homenagens metalinguisticas em Viagem a Tulum, como, por exemplo, a Moebius (autor de outra instigante obra-prima dos quadrinhos: Arzach, visualmente excitante). Sem duvida, navegamos em plena historia por um beco sem saida tematico, explicitado por aqueles que pensam o filme/quadrinho, como se o proprio cinema de Fellini, depois de anos, apontasse para algo indefinivel, para algo indecifravel. No final, tudo parece ter sido um sonho, mas nao se trata de um fim, e sim de um comeco, ou recomeco, quando um novo e enorme aviao aparece, do fundo do lago, voando para um inalcancavel sistema de raizes criadoras alem da imaginacao visionaria: uma imaginacao que se desenha na pelicula, mas tambem no papel. Algumas paginas sao puro Manara redimensionando Fellini; outras, sao puro Fellini sob a otica grafico-delirante de Manara, igualmente conhecido por seus quadrinhos eroticos de grande beleza visual. De certo modo, Viagem a Tulum e o ultimo grande filme de Fellini, sendo, ao mesmo tempo, uma das grandes HQs de Milo Manara.
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