Os autores de Comanche são mais do que conhecidos, são lendas da Banda Desenhada Franco-Belga: Greg (textos) e Hermann (desenho).
O primeiro deve ter sido o mais prolífico autor de histórias e personagens da BD europeia (Comanche, Spirou e Fantásio, Modeste e Pompon, Bernard Prince, Luc Orient, Olivier Rameau, Clifton, Corentin, Os Náufragos de Arroyoka, Clorofila, Bruno Brazil, etc) e isto para além de ser o desenhador de Achille Talon. Faleceu em 1999... O segundo continua a ser editado em português, sendo o seu último livro editado cá, O Diabo dos Sete Mares Vol.1 , mas contando com muitas outras traduções para português deste artista: Bernard Prince, Comanche, Jugurtha, As Torres de Bois-Maury, Jérémiah, Caatinga, Mataram Wild Bill, etc...
Esta dupla funcionou até ao 10º volume desta série de 15 livros, Hermann abandonou a série no 10º volume por achar que as histórias de Greg se estavam a tornar "muito comerciais". A série Comanche ombreia sem problemas com Blueberry, apesar de diferente, há quem diga as que melhores histórias do Oeste americano (westerns) são Blueberry, Comanche e Tex (de notar que todas são de autores europeus...).
A série foi editada em português pela Bertrand e pela Distri saindo quase de forma aleatória.
Quanto à história, esta roda à volta do rancho 666 e dos seus ocupantes, principalmente Red Dust (capataz) e Comanche (proprietária). É claro que é um "Western", logo temos a construção da via férrea, Índios amigos, Índios não amigos, cidades típicas desta zona e época, bandidos do pior e grandes amizades/lealdades. A estrutura narrativa de Greg é excelente e em conjunto com a arte de Hermann conseguiram fazer uma série que fica entre as melhores da BD mundial. Fazendo a diferença com a outra grande série do género, Blueberry, temos o número de livros (Blueberry tem o dobro, e a série ainda não está fechada) e os arcos narrativos, ou seja, Blueberry pode-se considerar um arco de estória gigante, enquanto que Comanche vive de arcos mais pequenos e "one-shots", isto para além de que as aventuras do Tenente Blueberry sempre priveligiaram a relação entre a cavalaria americana com o resto do Oeste Americano com ênfase dado aos Índios; em Comanche é um rancho estratégicamente colocado entre Índios, o caminho de ferro e uma cidade tipicamente do Oeste, cheia de vícios, bébados e pistoleiros, isto para além dos bandidos "manga de alpaca".
Nota: Texto Adaptado do blog Leituras de BD
Lista de Livros Publicados
Notas:
Para fazer o download de um dos livros em formato CBR/CBZ/PDF, basta clickar no respectivo link imediatamente abaixo da capa do livro. Para mais informacoes sobre como abrir estes formatos, clique aqui.
01 - Red Dust
02 - Os Guerreiros do Desespero
03 - Os Lobos de Wyoming
04 - O Ceu Esta Vermelho Sobre Laramie
05 - O Deserto sem Luz (Revista Tintin #20 a #31, 9º ano)
06 - Furia Rebelde
07- O Dedo do Diabo
08 - Os Xerifes (Revista Tintin #24 a #43, 12º ano)
09 - E o Diabo Gritou de Alegria
10 - O Corpo de Algernon Brown
11 - As Feras (Selecções BD 1ª Série, #38 a #40)
12 -
13 -
14 -
15
01 - Red Dust
02 - Les Guerriers du désespoir
03 - Les Loups du Wyoming
04 - Le ciel est rouge sur Laramie
05 - Le Désert sans lumière
06 - Furie rebelle
07 - Le Doigt du diable
08 - Les Shériffs
09 - Et le diable hurla de joie...
10 - Le Corps d’Algernon Brown
11 - Les Fauves
12 - Le Dollar à trois faces
13 - Le Carnaval sauvage
14 - Les Cavaliers du rio perdu
15 - Red Dust Express
xx - Red Dust - Kentucky - Ten Gallons
xx - Le Prisonnier
Boa noite
ResponderEliminarhaverá algum visitante que queira vender a colecção do comanche ?
obg
luisrogeiro@oninet.pt
Obrigado pela partilha, excelente!!!
ResponderEliminarOra essa caro amigo!
EliminarMuito obrigado,
Giz
@Gizmo, edições inglesas aqui:
ResponderEliminarhttp://europeanclassiccomic.blogspot.pt/2015/10/comanche.html
Obrigado caro amigo!
EliminarBoa noite, alguém esta interessado em vender o O Corpo de Algernon Brown (capa dura)?
ResponderEliminarObrigado