sábado, 13 de dezembro de 2014

Grandes Figuras em Quadrinhos - Todos os Numeros


A Editora Ebal, encerrada desde 1995, possuía uma edição chamada Grandes Figuras, responsável por apresentar autores brasileiros em belíssimas produções visuais baseadas em obras biográficas já publicadas.

Contava com certos cuidados extras na produção: Nas duas capas internas, Aizen incluia a cronologia de cada biografado, fotografias da casa ou da cidade onde nascera, bustos e monumentos em sua memória.

Entre os que adaptaram fatos históricos as publicações da EBAL estavam a professora Nair da Rocha Miranda e Pedro Anísio, jornalista com experiência como escritor de rádio-novela.

Vários dos  colaboradores de Grandes Figuras em Quadrinhos e de Epopéia eram os mesmos que colaboravam em outra publicação regular da EBAL, a Edição Maravilhosa, lançada em 1948, que trazia em suas páginas adaptações de obras literárias, a princípio apenas traduções da revista norte-americana Classics Illustrated, mas que depois passou a publicar também adaptações de obras da literatura brasileira desenhadas por artistas locais.

Se na Edição Maravilhosa, os roteiristas faziam seu trabalho a partir do texto original de obras literárias, em títulos como Epopéia e Grandes Figuras em Quadrinhos, eles partiam do texto original de documentos históricos ou de livros de caráter historiográfico, académico ou não ficcional.



[1957 - 1961]
01 - Rondon, O Ultimo Bandeirante
02 - Oswaldo Cruz
03 - Tamandaré, O Nelson Brasileiro
04 - Raposo Tavares, O Maior dos Bandeirantes
05 - Achieta, O Catequista das Selvas
06 - Osorio, o Leão do Herval
07 - Castro Alves, o Poeta dos Escravos
08 - Machado de Assis, O Estilista
09 - Visconde de Mauá, Pioneiro da Industria Brasileira
10 - D. Pedro II, O Magnanimo
11 - Alferes Silva Xavier, O Tiradentes
12 - Visconde de Cairu, Economista e Patrono do Comércio
13 - Caxias, O Pacificador
14 - Barao do Rio Branco, Chanceler da Paz
15 - Rui Barbosa, Aguia de Haia
16 - Monteiro Lobato, O Amigo das Crianças
17 - Getúlio Vargas, O Renovador
18 - Pedro Américo, O Mago da Pintura
19 - José Bonifácio, o Patriarca da Independência
20 - Santos Dumont, O Pai da Aviação

0 Comentários :

Enviar um comentário

Olá amigo! Se gostaste deste POST, partilha e/ou deixa um pequeno comentário...não custa nada :) Também podes ajudar o Tralhas com os teus scans! Vê como nos podes ajudar >Aqui<.
Obrigado por nos visitares
Gizmo