Humpá-Pá, no original Oumpah-pah le Peau-Rouge é uma série de banda desenhada criada por Uderzo e Goscinny, mais conhecidos como os criadores de Asterix. A série apareceu pela primeira vez no Le Journal de Tintin a 2 de Abril de 1958. As histórias foram publicadas em forma de livro pela Lombard e pela Dargaud a partir de 1961. Em 1995, a série foi reeditada pela editora de Albert Uderzo, Les Éditions Albert-René.
A série conta as aventuras de Humpá-Pá um nativo americano da tribo Shavashavah (Sávánás), e do seu amigo, o oficial francês Humberto-da-Massa-Folhada (Hubert de la Pâte) a quem Humpá-Pá chama de "Escalpe-duplo", uma referência à sua peruca.
A série passa-se no século XVIII, durante a época da colonização francesa da América. Humpá-Pá é forte e rápido, e adora comer pemmican. É uma pessoa honesta de confiança e um bravo, cujo heroísmo simples é comparável ao de Astérix, que Uderzo & Goscinny criaram mais tarde. Humberto inicialmente é um prisioneiro, mas posteriormente, serve como um mediador entre os europeus e os nativos americanos, e também é um aliado contra a tribo conhecida como Pés-Chatos, os inimigos jurados dos Shavashavah. Para além disso, Humberto também é considerado como um irmão para Humpá-Pá.
O aquartelamento de Humberto é o Forte-pequeno, que se localiza próximo do território dos Pés-Chatos, que se tornam protagonistas de divertidas escaramuças.Sob o grito "Yak, yak, yak, yak!" Humpá-Pá está sempre pronto para novas aventuras cheias de humor.
Uderzo e Goscinny reuniram-se em 1951 e estavam sentados lado a lado no escritório da World Press Paris, onde começaram a sua colaboração, inventando os personagens Humpá-pá, Jehan Pistolet e Luc Junior. Humpá-Pá foi o primeiro personagem criado por eles, mas inicialmente não conseguiu despertar o interesse de qualquer editora. Quando estava nos Estados Unidos da América por motivos profissionais, Goscinny tentou sem sucesso, lançar uma primeira versão da história publicada em inglês. A ideia permaneceu na gaveta por vários anos até que o conceito foi adaptado para publicação no Jornal do Tintim, sendo lançada em 2 de Maio de 1958. No entanto, Uderzo & Goscinny decidiram terminar a série, a fim de concentrar as suas energias no mais popular Astérix.
Bertrand/Meribérica/ASA
01 - Humpá-Pá - O Pele Vermelha
02 - Humpá-Pá e os piratas
03 - Humpá-Pá - E os piratas/contra maus-figados
04 - Humpá-Pá no Trilho da Guerra
05 - Humpá-Pá - Missão Secreta
01 - Pele-Vermelha
02 - Em Pé de Guerra
03 - E os Piratas
04 - A Mensagem Secreta
05 - Contra Bilis-cão
01 - Oumpah-pah le Peau-Rouge
02 - Oumpah-pah et les pirates, Sur le sentier de la guerre
03 - Oumpah-pah et la Mission secrète, contre Foie-Malade
1 - Ompa-Pa and Brother Two Scalp
2 - Ompa-Pa and the Pirates
3 - Ompa-Pa Saves the Day
4 - Ompa-Pa and the Prussians
5 - Ompa-Pa and the Secret Mission
02 - Umpa-pah y los piratas
03 - Umpa-pah Contra Mala-Uva
04 - Umpa-pah en el sendero de la guerra
05 - Umpa-pah en misión secreta
Acabei de conhecer o blog e já está nos favoritos para ser visitado sempre. Gosto muito da BD europeia, com paixão especial por Goscinny. Espero que encontre Humpá-Pá em português para postar aqui. Obrigado por compartilhar tantas histórias ótimas conosco. Abraço!
ResponderEliminarEu tinha apenas um, muitos anos atrás, mas já perdi para algum amigo. Eu gosto de compartilhar, mas o lado ruim de emprestar é quando acontece isso. Mas nunca esqueci de como era hilariante. (Assim como tudo que o Goscinny escreve.)
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarViva amigo! Ainda bem, fique à vontade para passear por aqui..:)
EliminarGrande abraço e qualquer coisa é só entrar em contacto!
Grande abraço,
Gizmo
Devo ter apagado meu comentário sem querer rs,
Eliminarnão recordo, mas enfim...
Fico muito feliz em saber,
Agradeço por sua atenção.
Estarei sempre por aqui!
Um grande abraço e muita saúde!