Sport Billy foi originalmente um personagem de Banda Desenhada com alguma presença na Europa e em algumas partes da America Latina. A empresa Sport Billy Productions, detentoras do francise Sport Billy, concederam a licença aos estúdios de animação americanos Filmation, de modo a que estes criassem desenhos animados baseados no personagem. Como um personagem Europeu, o desporto principal do Sport Billy era o Futebol (não muito famoso nos EUA) e tal reflectia-se no tema de inicio de cada um dos episodios.
Sport Billy seria ainda adoptado pela FIFA como mascote oficial de "Fair Play" para os Mundiais de Futebol e na verdade em cada evento, a FIFA oferecia um trofeu com o Sport Billy 'a equipa que demonstrasse mais "Fair Play" no decorrer da prova.
Para alem dos Mundiais de Futebol, Sport Billy foi tambem mascote em inumeros programas de desporto juvenil, onde se promovia o espirito desportivo e o "Fair Play".
Sob a forma de desenhos animados, foram criados 26 episodios divididos em duas temporadas, que acabariam por ser divulgados em inumeros paises: Reino Unido, Franca, Gibraltar, Italia, Brasil, Portugal, Australia, Nova Zelandia, Grecia, Chipre, Espanha, Turquia, Peru e Mexico (entre outros paises).
Sport Billy passou na RTP no início da década de 80 e foi repetido várias vezes pela emissora estatal ao longo dessa década, lembro-me de ver estes desenhos animados com mais atenção por volta de 1984/85 e como tantos outros fiquei encantado com tudo aquilo que acontecia ali no pequeno ecrã. Foi uma criação da Filmation em 1979, com origem na Alemanha e que rapidamente se espalhou por toda a Europa tornando-se um grande sucesso. Em 1982 foi transmitido nos Estados Unidos ajudando o programa a tornar-se um fenómeno mundial e que chegou inclusive a ser adoptado pela FIFA como a sua mascote de Fair Play.
Sport Billy vinha do planeta Olympus e tinha como missão promover a prática desportiva e o espírito de equipa, viajando numa nave espacial (que mais parecia um despertador) e com a ajuda da sua amiga Lilly e do cão Willy. O que mais sobressaía do desenho animado era a mala de Billy, de onde ele tirava 1001 objectos que depois na sua mão ficavam do tamanho real e que o ajudavam em todas as ocasiões.
Logicamente que Billy tinha que ter inimigos, e neste caso era a temível bruxa Vanda, que com o seu súbito Sipe queria destruir todos os desportos da galáxia. A animação era a típica da produtora Filmation, e valia mesmo pelos momentos engraçados dos objectos que ele conseguia tirar de dentro da mala.
Foi mais um dos desenhos animados da década de 80 com um genérico que ficava no ouvido e que todos sabiam a música e cantarolar o que se percebia da letra. Foi transmitido na sua versão original com legendas em Português pelo que me lembro, e ainda hoje há muitas pessoas a usar a expressão "parece a mala do Sport Billy" quando alguém tira muita coisa de dentro de algo.
Para alem dos desenhos animados, seriam tambem editados diversos livros de Banda Desenhada nos varios paises onde a serie de desenhos animados foi emitida. Em Portugal, ha a salientar as series publicadas pela Disvenda e pela Editorial Noticias.
Como curiosidade, Billy Idol (músico britânico) teve a ideia de se autodenominar Billy Idol devido aos desenhos animados Sport Billy dos quais era um acérrimo fã (daí o Idol). Começou a sua carreira levando para os concertos uma mala igual à dos desenhos animados dos quais era fã.
Editorial Noticias
12 - ?
14 - A Derrota de "ADNAV"
15 - Os Patins de Ouro
16 - A Máquina Hipnotizadora
17 - O "Futebol-Trapaça"
18 - As medusas Gigantes
19 - Duelo Sobre Rodas
20 - Vanda Acerta em Cheio
21 - Billy e o Avião Avariado
22 - O Grande Dia de Lilly
23 - O Ataque dos Dragões Voadores
24 - O Campo de Golfe Enfeitiçado
0 Comentários :
Enviar um comentário
Olá amigo! Se gostaste deste POST, partilha e/ou deixa um pequeno comentário...não custa nada :) Também podes ajudar o Tralhas com os teus scans! Vê como nos podes ajudar >Aqui<.
Obrigado por nos visitares
Gizmo