quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

8 Dicas Para Scans de Qualidade!

O nosso amigo Pedro Marques teve a excelente ideia de criar um pequeno guia com algumas dicas e sugestões de como digitalizar BD/Quadrinhos! Eu dei uma ajuda e juntos colocámos aqui no Tralhas! Não deixem de ler!


5 Comentários :

  1. Excelentes dicas! Gostaria tua opinião sobre o uso da ferramente "Despeckle" do Photoshop para eliminação da textura do papel/maximização das cores da banda: Tu a aboles ou acha-a aceitável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nilson!
      Depende (como sempre)! :)
      Bem, para Banda Desenhada tipo Disney onde existem muitas areas com cores solidas, geralmente a utilização de despekle ou algum filtro de "smoothing" melhora muitas vezes o efeito "cartoonish" caracteristico da Disney. Os mais puristas poderão justificar que se perde a textura/grão do papel. Eu geralmente aplico-o quando existe mesmo muito grao (ex.: por o papel ser de ma qualidade/poroso). Acho que nessas alturas melhora bastante :)

      Quando 'a utilização noutras Bandas Desenhadas/Quadrinhos como por exemplo quadrinhos Europeus, que tenham muitos degrades e tracos finos com muito detalhe, evito sempre e nunca aplico, pois perdem-se os detalhes todos....

      Portanto como vês, e' sempre uma questão de experimentar e ver o resultado...

      Espero ter sido util! Se tiveres duvidas ou precisares de qualquer ajuda, podes entrar em contacto comigo por email a qualquer altura :)

      Abracao,
      Gizmo

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente blogue, com muitas revistas antigas de BD. Parabéns.

      Eliminar
    2. Grange Gill!! Bem-vindo ao Tralhas caro amigo, se precisares de ajuda com algo, é só deixares comentário ou enviares-me um email.

      Grande abraço,
      Gizmo

      Eliminar

Olá! Se gostaste deste POST,partilha e/ou deixa um pequeno comentário...não custa nada :)
Também podes ajudar o Tralhas com os teus scans! Vê como nos podes ajudar >AQUI<.

Obrigado pela visita!
Gizmo