Ajuda o Blog

Boas,
De certeza que como fã de Quadrinhos (também conhecidos por livros aos Quadradinhos ou Banda Desenhada - na Europa), já te apercebeste que as tuas revistas preferidas vão ficando amarelas e com bolor com o passar do tempo.

Eu próprio (Gizmo) me apercebi disso e ao entrar em contacto com esta grande comunidade - que tenta a todo o custo manter viva a memória das revistas Disney de antigamente (que quase acabaram no Brasil e se deixaram mesmo de publicam em Portugal) decidi criar este blog de modo a ajudar a manter viva esta bonita lembrança que tenho de criança, partilhando com todos vós scans restaurados de revistas não só Disney mas como de BD Europeia. Algumas são minhas, mas a maioria são enviadas por todos vós amigos e visitantes do blog.

Não deixem que a Banda Desenhada que têm em casa se estrague ao ponto de ir para o lixo...se tiverem algum tempo, mesmo que seja pouco, porque não digitalizar a revista (pode ser mesmo em 2 páginas por imagem para ser mais rápido) e partilhar com o mundo?

Exemplo de digitalização em pagina dupla
Para facilitar o tratamento, deixo aqui algumas dicas/sugestões.

- Tipo de digitalização: De preferência as revistas devem estar completas, com capa e contra-capa e demais paginas de publicidade. O objectivo é ter uma reprodução digital o mais fiel e completa quanto possível.

Nota: Não faz mal se as páginas ficarem tortas ou se as imagens estiverem amarelas e/ou com bolor, etc.

- Resolução: A resolução mínima aceitável são geralmente 250dpis , 300dpis é na verdade o ideal....mais que isso já é se torna muitas vezes demasiado e torna as revistas muito pesadas (para enviar e tratar).

- Dimensões: Para os formatos A4 (2500-3000pixeis de altura), para formatos pequenos (1500-2000 pixeis de altura)

- Formato: Como te der mais jeito e for mais rápido: JPG ou PDF (neste caso pode ser 1 único ficheiro ou ficheiro separados, tanto faz)

- Paginação: Revistas pequenas podes abrir/"espalmar" a revista sobre o vidro do scanner e digitalizar 2 paginas de cada vez. Eu depois ao fazer o restauro, separo. No problem!!!

- Restauro: Se tiverem algum tempo e quiserem também participar no restauro de revistas, sugiro que dêem uma olhada a um pequeno tutorial que escrevi há algum tempo. Em caso de dúvidas ou se precisarem de ajuda, podem deixar uma mensagem no fórum.

- Empacotamento: Antes de enviar, convém comprimir e pôr tudo dentro de 1 ficheiro para ser mais rápido o envio. Se forem múltiplos ficheiros, sugiro o WinRar ou WinZip para comprimir todas as imagens num só ficheiro.

- Envio. Existem 3 opções de envio:

a) Através do sistema de upload do TralhasVarias. Apenas é necessário empacotar e enviarem o vosso ficheiro ZIP ou RAR directamente para mim através do formulário de Upload (ah!  não é preciso enviar qualquer email para me avisar! Eu recebo notificações automaticamente sempre que um upload é feito!):


b) Via FileHoster externo. basta scannar, compactar em ZIP (com o WinZip por exemplo) ou RAR (com o WinRar por exemplo) e fazer upload para o Zippyshare ou Bayfiles. No final do upload, terão um link que poderão enviar-me por mail (tralhasvarias.bd@gmail.com) e me irá permitir puxar o vosso ficheiro!

c) Via folder partilhado (Dropbox, Skydrive, GoogleDrive, etc). Neste caso podem enviar o link de partilha para o email: tralhasvarias.bd@gmail.com.

Como equipa do Tralhas comprometemos-nos a tratar do restauro da revista e partilhar no blog para todo o mundo desfrutar! Todos aqueles que contribuírem com o blog vão mais do que merecer ver o seu nome na lista de amigos e colaborares do blog.

Um grande obrigado/a pela tua preciosa ajuda,

A Equipa do Tralhas

23 Comentários :

  1. Olá pessoal, eu tenho bastante BD franco/belga, dá para preencher algumas lacunas que têm aí, mas não tenho como scanar, se alguem estiver interessado eu empresto. Moro na zona de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Yuri! Thanks pela tua oferta de ajuda...:) é penas não teres impressora multi-funcções ou coisa parecida...

      Um scanner A4, também não é muito caro...se quiseres o Tralhas pode ajudar-te a comprar uma coisa destas...o que achas?
      http://www.pixmania.pt/search/scanner/9-106-804-xx-xx-xx-xx-price-asc-1-10-page.html

      Grande abraço,
      Gizmo

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Tenho algumas revistas "Falcão", "Condor" e "Mundo de Aventuras" (perto de 100). Daqui a mais ou menos 2 semanas vou vou começar a mandar scans. Espero que todos gostemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola amigo! Muito obrigado pela tua oferta de ajuda!!! É óptimo ter mais falcões, condores e MA's. Antes de começares, vê por favor a lista de dos que já estão tratados (na respectiva lista com todos os números) e também a lista de scans em andamento...

      Hoje à noite actualizo a lista de scans em andamento para evitar duplicações. Qualquer duvida é só enviar me um email através do email do blog! Muito obrigado pelo teu contacto!
      Gizmo

      Eliminar
    2. Já agora, não tenho o teu email, será que podias entrar em contacto pelo email do blog?

      Gd abraço,
      Gizmo

      Eliminar
  4. GIZMO ENVIEI A Dança da Morte STEPHEN KING - Capitão Viajante DA UMA OLHADA VALEU ABENÇOADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Georges! Estou agora mesmo a processar tudo o que enviaste e ireo compartilhar o que se enquadrar no espirito do blog :)

      Muito obrigado desde já pela tua ajuda!
      Giz

      Eliminar
    2. Tenho uma coleção de gibis brasileiros dos anos 60-70 que pertenceu a meu pai, hoje falecido. Comecei a digitalizar alguns deles e gostaria de disponibilizá-los. Porém, em vários está faltando a capa e às vezes algumas páginas. Será que interessa assim mesmo?

      Eliminar
    3. Olá Julia! Muito obrigado pelo teu contacto :) Quais são os gibis que podes digitalizar (que não tenham paginas em falta eheheh)....:)

      Muito obrigado desde já,
      Giz

      Eliminar
  5. tenho alguns números de Brucutu, Família Buscapé e Pererê aqui comigo. Tem bem mais coisa mas muitos ficaram na casa do meu pai, eu teria de ir buscar (moro em outro país...). Os mais defasados são os Pererês.
    A coleção dele era bem maior, mas um dia ele levou uma caixa cheia de gibis para o trabalho (para protegê-los dos filhos pequenos) e a caixa sumiu :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Julia,
      Pode digitalizar e ir enviando, que eu coordeno os restauros, juntamente com os blogs amigos...:)

      O Tralhas pretende mais ser um lugar destinado à banda desenhada editada em Portugal, por isso para raridades antigas vou contar com a ajuda dos bloguistas brasileiros.

      Para dicas de como digitalizar e enviar basta ver a coluna do lado direito. Para enviar os scans basta clickar na imagem "Scan Upload" e enviar todos os ficheiros jpeg ou PDF :)

      Muito obrigado por teres entrado em contacto com o Tralhas e por nos visitares!

      Até já,
      Gizmo

      Muito obrigado desde já.

      Eliminar
  6. Grande Trabalho o vosso. Muito obrigado por me proporcionarem grandes momentos de leitura que me faz sentir uma enorme nostalgia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Alexandre e bem-vindo ao Tralhas :)
      De nada caro amigo!
      Volta sempre,
      Gizmo

      Eliminar
  7. TENHO OS LIVROS NO MINHATECA SE FOR D INTERESSE PODE OLHAR SE VALER A PENA DEIXA DISPONIVEL AI PARA O PESSOAL

    ResponderEliminar
  8. Tenho vários números da revista Martin Mystery. Interessa que eu as envie? Se concordar, escreva-me como.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Roberto! :)
      Obrigado pela oferta, são livros em Portugues de Portugal?
      Grande abraço e obrigado pela visita,
      Giz

      Eliminar
  9. Tenho a colecção completa do "Mundo da Canção" em papel. Vou enviar em pdf ou jpg?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ernesto!! Thanks pela oferta!!

      Podes enviar sim por favor em jpg.

      Já viste temos alguns números disponíveis.... Se queres ver os que já estão restaurados, usa por favor o link para as revistas já restauradas, que está disponível na coluna do lado direito do blog.

      Para enviar, usa por favor o botão de scan upload, na coluna do lado esquerdo...;)

      Obrigado desde já.

      GD abraço,
      Giz

      Eliminar
  10. Oi.
    Tenho muitas revistas aqui do Brasil,em papel e gostaria de trocar por gibis de Portugal,enviando pelos Correios.
    Obrigado.
    merydogremio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Olá muito bom dia! Meu nome e Almeida Gaspar. Esta é a minha terceira vez que visito esta página. Sinceramente falando encontrei-a quando na verdade procurava uma forma grátis de baixar Bandas Desenhas de Spirou e Fantasio, Bruno Brazil, Michel Vaillant, Deribe (Bud Longway), Ricco Hochet entre tantas outras que desapareceram de circulação aqui no meu país(Moçambique). Será que não há como o "tralhas" criar forma de cooperação ou até pensar numa loja em Moçambique onde poderemos com muita facilidade ter acesso para comprar ou outra forma, porque de facto estou(amos) longe dos potenciais produtores e distribuidores. Por favor pensem em Nós. Meu e-mail é almeidaintheair@yahoo.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Almeida! Assim de repente não sei como poderia ajudar....nós só disponibilizamos albuns em formato digital....
      Eventualmente se conseguisses imprimir e encadernar em formato de livro. A maioria dos scans têm qualidade suficiente para serem impressos em formato A4! :)

      Eliminar
  12. Olá, muito bom dia! É pela primeira vez que escrevo para este espaço do tralhas varias. Gostava de poder ajudar em algo mas julgo de momento ser difícil, pelo contrário eu é que queria ajuda pelo facto de ter-me deparado com esta página quando na verdade a minha curiosidade foi de saber se as Bandas Desenhadas que li há bastante tempo e que a esta altura aqui no meu país (Moçambique) desapareceram de circulação tais como Luc Oriente, Michel Vaillant, Bruno Brazil, Pilotos (Perdidos) Dan Cooper e Jeff de Cloy, Bernard Prince, Buddy Longway entre outras histórias boas que já cá recebemos ou seja, era fácil de ter acesso e para um dia de hoje comprar ou ter seja de que jeito. Hoje em dia desapareceram e crianças que nascem hoje na casa dos 12 e 15 anos não os conhecem em virtude de haver pouca disponibilização aqui. A questão que coloco não haverá uma forma de o "tralhas", em jeito de cooperação ou expansão dos vossos serviços, abrir deste lado do continente uma loja ou encontrar um parceiro para disponibilizar essas colecções que já adiante os vi em listas?

    ResponderEliminar

Olá amigo! Se gostaste deste POST, partilha e/ou deixa um pequeno comentário...não custa nada :) Também podes ajudar o Tralhas com os teus scans! Vê como nos podes ajudar >Aqui<.
Obrigado por nos visitares
Gizmo