A revista Spirou é um dos mais importantes títulos da imprensa francófona ao nível da BD, juntamente com Tintin, Pilote e (À Suivre), publicando-se semanalmente, em Franca, desde 1938.
As únicas interrupções que sofreu, aconteceram em 1940, com a ocupação alemã, e em 1943, por proibição do invasor nazi, que pretendia colocar um administrador alemão, ao que a editora recusou categoricamente. No entanto, a Dupuis contornou a situação com o lançamento de duas outras publicações: L'Espliègue au grand coeur e o Almanach Spirou 1944, que retomou as principais séries do título suspenso.
Em 1945 a revista passou a bimestral e, no ano seguinte, regressou à periodicidade semanal.
Fortemente marcada pelas histórias de humor, tem publicado também séries mais realistas.
Da imensa lista de presenças na histórica revista das edições Dupuis, merecem destaque: Jerry Spring (de Jijé), Archie Cash (de Brouyère e Malik), Tif e Tondu (de Will), Buck Danny (de Charlier e Hubinon), César e Ernestine (Tillieux), Mélusine (de Gilson e Clarke), Sammy (de Cauvin e Berk), Boule e Bill (de Roba), Gaston Lagaffe (de Franquin), Os Túnicas Azuis (de Cauvin e Salvérius, depois Lambil), Natacha (Walthéry), Yoko Tsuno (Leloup), Estroumpfes (de Peyo), Johan e Pirlouit (de Peyo), Agente 212 (de Cauvin e Kox), Jojo (de Geerts), Kid Padle (de Midam), Cédric (de Cauvin e Laudec), XIII (de Van Hamme e Vance), Billy the Cat (de Desberg, Colman e Marco), sem esquecer o próprio Spirou.
Marcada por uma renovação constante de autores e heróis, tem acompanhado os novos tempos, sendo o único dos títulos mais antigos que sobreviveu à crise que afetou a generalidade das revistas nos anos 80 do século XX.
Spirou em Portugal
Muito estranhamente, a primeira aparição de Spirou na imprensa portuguesa só ocorreu mais de 20 anos após a sua criação: surgiu em O Camarada, em 1959 e também em Jacaré, em 1974. Para além disso, apareceu nas duas (curtas) séries em versão portuguesa da revista Spirou, publicadas em 1971-1972 e em 1979, respetivamente, a série marcou ainda presença na revista Seleções BD em 1989.
Acabei de descarregar o #1 da Revista Spirou e acho que o scan está muito bom com o texto bem legível (como devia ser sempre). Venham mais números.
ResponderEliminarOla Rafael! Obrigado pelo teu comentario :)
EliminarInfelizmente nem sempre e' possivel "desfazer" a revista para conseguir digitalizar bem os baloes perto das lombadas....
A lombada e' o pior inimigo de quem digitaliza! ehehehe
Felizmente o Chico Veloso fez uns scans fabulosos e consegui que ficassem mais ou menos...
Grande abco,
Gizmo
Boas,
ResponderEliminarOs links seguintes desta série estão actualmente em baixo - 14, 16, 17, 19, 20, 25 e 26. Grato se for possível actualizar. Cptos.
Boas, podes ver por favor no Baú?, Adicionei o link para o Baú no topo da página :)
EliminarThanks pelo aviso,
Giz
(Link de download inválido) S1 14 16 17 19 20 21 23 25 26 - S2 01
ResponderEliminarBoas, podes ver por favor no Baú?, Adicionei o link para o Baú no topo da página :)
EliminarThanks pelo aviso,
Giz
Bom dia.
ResponderEliminarMuito obrigado por esta possibilidade. Gostei muito.
O n.º 24, no entanto, não se consegue ler. Aparece uma mensagem que diz "Erro ao carregar ficheiro". Se pudessem corrigir seria óptimo.
Todos os outros se leem com muita satisfação.
Muito obrigado.
Joaquim Vieira
Boas,tens razao esta corrompido...ja vou fazer upload :)
EliminarJa esta..podes fazer download no link do n24 (actualizado) :)
EliminarJá está. Obrigado.
EliminarBoa tarde Gizmo. Espero que esteja tudo bem.
ResponderEliminarEste blog é fantástico. Parabéns e Muito Obrigado.
O link do número 1 da segunda série da revista Spirou não funciona e no baú também não está.
Joaquim Vieira
(Jomalvi)
Boas, não consigo baixar S1-14, S1-16 e S2-01, será possível postar outra vez, muito obrigado e um abraço.
ResponderEliminarBoas, vê por favor no acervo....ou procura aqui: https://tralhasvarias.blogspot.com/search/label/Revista%20Spirou
EliminarAbraços,
Giz
Infelizmente o link está invalido no filefactory
Eliminar