Para já, antes de começar a apresentação, saúdo todos os amigos visitantes e colaboradores do tralhas assim como ao seu mentor Gizmo pela sua dedicação e empenho a manter este blogue com esta qualidade ao longo de todos estes anos.
Curiosamente o meu 1º contacto com o tralhas, foi num mail que enviei ao Gizmo em 19-12-2014 para saudar toda a equipa que fazia este trabalho maravilhoso e anexei logo sem ninguém me pedir nada os 2 primeiros fascículos da Colecção Audácia Vol I.
É curioso, mas como descobri este blogue de BD, foi através de blogues de música. Em 2014 eu já era colaborador frequente do https://musicasdosanos60.blogspot.com/ e, ao entrar no blogue, tem uma listagem dos parceiros. Está lá o "Só Música" do "Bugrim" que por sua vez tem link para o "Bartolomeu777". Neste existe uma série de links para blogues de BD entre os quais o TRALHAS. Foi assim a minha feliz descoberta.
O meu NickName Nestyboy deriva pura e simplesmente do meu nome, Nestor. Nasci em Grândola mas vim com 6 meses (Agosto 1960) para Setúbal. Desde há uns anos a esta parte que resido perto de Palmela. Casei há quase 40 anos e tenho 2 filhos. Em Fevereiro próximo já vou apagar 64 velinhas.
Comecei muito cedo a ter contacto com livros que o meu pai possuía, alguns deles de estudo e outros de aventuras e romances tais como Salgari, edição romano torres, colecção Vampiro, Fantomas, etc. Não sabendo ainda ler, folheava os livros e via e revia os que tinham gravuras. Ansiava por decifrar aqueles "rabiscos" que estavam junto das imagens.
Entretanto com 4 ou 5 anos fui para uma escolinha tipo ATL e começaram a ensinar-me as primeiras letras na cartilha maternal do João de Deus. Lembro-me também de ter uma "pedra" (ardósia preta com aro em madeira) e a "pena" (lápis cinzento) que ao riscar na pedra ficavam visíveis os meus rabiscos.
Depois que apanhei o gosto pela leitura comecei ávidamente a ler tudo o que podia como se o lema fosse "Não leias amanhã o que podes ler hoje".
Andei na Escola do Sousa na 1ª e 2ª classe (frente ao Quartel do 11). A 3ª e 4ª fiz na escola do Bairro Salgado. (Foi demolida há muitos anos)
Ingressei no Ciclo Preparatório do Bocage (Atrás do Liceu) no ano da sua estreia ou seja no ano lectivo 1972/1973. Depois andei na escola da Bela-Vista (o José Mourinho foi da minha turma) e depois vim acabar os estudos na Escola Comercial e Industrial (Junto aos Correios).
O meu contacto com a BD foi talvez com 6 ou 7 anos. O 1º livrinho que tive foi o Bambi da Disney. Depois o Fagulha 247 "2 elefantes foram passear" já o tentei encontrar mas só arranjei a capa.
Gostava muito de conseguir reler o Nº11 da colecção Jaguar: Cuto - Sem Rumo.
Do MA 1ª série já encontrei no tralhas felizmente alguns livros que eu queria reler, mas há uns que ainda não apareceram e adorava vê-los assim que possível:
- MA 0877 - Super-Homem Contra Metallo
- MA 1001 - Fantasma, O Dinheiro Roubado
- MA 1053 - Saber, O Demónio do Rio.
Tenho variadas colecções de BD mas acho que não tenho nenhuma completa exceptuando a Spirou S2 que tenho toda mas terminou abruptamente no Nº 32. Saquei ao nosso amigo "Lobo Sentado" 4 revistas que ele elaborou (33 à 36) com a finalização destas histórias em continuação.
Ao longo dos anos tive centenas de livros e revistas que depois se perderam e até muitos deles vendia-os (com muita pena minha) para poder comprar outros porque, o orçamento era curto e não dava para tudo o que eu gostaria. Aqui em Setúbal havia alguns alfarrabistas que eu visitava em papelarias, drogarias, cafés e até barbearias.
A colecção do Jornal do Cuto comprei-a práticamente toda no verão de 1976 na papelaria Costa. Depois continuei a comprar a revista mais 2 anos até acabar no 174. Do Jornal do Cuto faltam-me 15 de 174 revistas.
Das colecções assim com mais expressão tenho:
- Tintin Semanal faltam-me 100 das 749 revistas.
O tintin até comecei a comprá-lo semanalmente a partir do 20 do 9º ano até acabar no 21 do ano 15.
- Cavaleiro Andante tenho do 1 ao 262 das 556 revistas. (Salvo erro enviei as primeiras 35 ao tralhas.)
- Do Mosquito tenho 104 revistas, do 576 (Dez. 1944) até ao 680 (Dez. 1945) e estão em bom estado. (Suponho que ainda só enviei dez.)
Outro hobby que tenho é o de converter música de discos de vinil. Já tenho colaborado com o meu amigo Carlos Santos do blogue: https://musicasdosanos60.blogspot.com/.
Últimamente não tenho tido muito tempo disponível para os scans ou para converter o vinil, mas espero brevemente voltar à actividade.
Quanto à minha formação foi Electrotecnia e trabalhei na área de manutenção industrial duma grande empresa em Setúbal. Trabalhei nessa função 32 anos e depois outros 10 no gabinete Técnico de Engenharia e Fiabilidade de Manutenção Eléctrica.
Tenho lido com muita atenção a apresentação de todos os nossos amigos e tenho adorado ler os relatos dos percursos e de experiência de vida de todos eles. Ficámos a conhecermo-nos melhor uns aos outros.
Um Muito Obrigado e um Abraço a Todos
Nestyboy
ou Nestor
Gostei de ler a historinha do Netyboy, um "practicamente" conterrâneo de Setúbal.
ResponderEliminarMuito Obrigado. 😊👍
😊👍
ResponderEliminarO site BD Portugal tem 30.000 livros à venda incluindo a maior parte dos números desejados pelo Nestyboy.
ResponderEliminarQuem tiver urgência e não quiser esperar pelo Tralhas, pode comprar no site BD Portugal e depois partilhar no Tralhas. Assim, só se compra uma vez...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMuito Obrigado
ResponderEliminar