Série iniciada pela Meribérica e felizmente continuada pela ASA. Esta excelente série tem a assinatura de Enrico Marini (A Estrela do Deserto, Gipsy e Rapaces) e Stephen Desberg (A Estrela do Deserto).
Enrico Marini, cada vez melhor na sua arte, com raízes na escola Franco-belga mesclada com influência do Manga japonês, como é seu apanágio aplica cor directa, notando-se ao longo da série que está a fazer grandes progressos como colorista. Para mim o único problema deste artista é o não conseguir libertar-se da face de Drago Molina(quase igual ao Escorpião) e Vicky Lenore (uma Ansea Latal de cabelo curto). Stephen Desberg, que já tinha colaborado com Marini n´A Estrela do Deserto, tem a seu cargo os textos e intriga desta trama. Mostra-se muito sólido e prende a atenção do leitor, embora nos dois últimos volumes editados em Portugal mastigue um pouco a estória, mas nada de grave por enquanto...
Em relação à estória propriamente dita, começa ainda no Império Romano (esta série tem normalmente um flashback no início de cada tomo) em que as nove famílias mais poderosas de Roma se unem em torno da Igreja Católica para poderem controlar o destino da Europa (acham a religião Cristã uma grande invenção para deixar o povo educado a seu gosto...). O Escorpião nasce da união de uma "bruxa" com um padre católico... O Escorpião tem um espírito livre, gosta de arte pagã e ganha dinheiro fazendo pesquisas arqeológicas de santos e relíquias. Estas relíquias (umas vezes verdadeiras e outras falsas) vende-as à alta nobreza, aproveitando para se "santificar" com os elementos femiminos desta nobreza ao mesmo tempo que cria uma grande teia de influências. Os problemas começam quando o Cardeal Trebaldi condena o Escorpião à morte sem razão aparente... põe no seu encalço os Monges Guerreiros e uma temivel Egipcia, Mejai, que tem à sua cintura um jogo de venenos do qual usa e abusa para cometer crimes ao serviço de Trebaldi.
É uma estória com uma intriga religiosa bastante forte, que põe no mesmo tabuleiro o Papado e as suas intrigas, os Cavaleiros Templários, algumas pedras basilares da mitologia Cristã e claro está, os vulgares ladrões e caçadores de túmulos! A isto tudo juntem-lhe um pouco de sensualidade e uma extraordinária Capadocia (muito trabalho de Marini a retratar esta zona o mais fielmente possivel) e temos uma estória que se consome com bastante satisfação!
Fonte: Blog Leituras de BD
05 - O Vale Sagrado
06 - O Tesouro do Templo
08 - L'Ombre de l'Ange
09 - Masque de la Vérité
10 - Au Nom du Fils
Hors Serie
xx - Le Procès Scorpion
01 - The Devil's Mark + The Pope's Secret
02 - The Devil in the Vatican + The Stone Cross
03 - The Holy Valley
04 - The Treasure of the Templars
05 - In the Name of the Father
06 - The Angel's Shadow
09 - Masque de la Vérité
10 - Au Nom du Fils
Hors Serie
xx - Le Procès Scorpion
01 - The Devil's Mark + The Pope's Secret
02 - The Devil in the Vatican + The Stone Cross
03 - The Holy Valley
04 - The Treasure of the Templars
05 - In the Name of the Father
06 - The Angel's Shadow
Não conhecia mas esta série revelou-se uma excelente surpresa. Só descansei quando acabei de ler todos os volumes.
ResponderEliminarContinuem o bom trabalho. Obrigado
Viva Nuno! Bem-vindo ao Tralhas! :)
EliminarO Marini e' um dos grandes a dar cartas na BD europeia hoje em dia...
Suponho que conhecas a serie "Rapaces" dele tambem...e a serie de 2 albuns "Estrela do Deserto". Se nao as conheces, experimenta procurar no blog (usando a opcao de "Search") que encontras facilmente :)
Abco,
Giz
Uma banda desenhada fantástica (mais uma..) de Enrico Marini, só é pena terem 4 livros traduzidos para Português :(
ResponderEliminarObrigado pelo v/excelente trabalho neste site, que para mim é um dos melhores na publicação de BD.
Viva anonimo e obrigado por nos visitares :)
EliminarO Marini é uma espectaculo....já viste a serie "Aguias de Roma" ? também podes encontrar aqui no blog :)
Abração,
Giz
Foi através dessa série "Águias de Roma" que fiquei fã deste grande artista. Comecei agora a ler "O Escorpião" e gostava que aqui postassem os outros seis livros traduzidos. O meu grande obrigado pelo vosso trabalho.
ResponderEliminar