Graphic MSP é um projeto da Maurício de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas consagrados e com estilos diferentes do padrão imposto nas revistas mensais. O nome vem do termo "Graphic Novel" ou Romance gráfico.
Graphic MSP é uma linha de publicações que derivou do projeto MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, que começou em 2009, para comemorar o cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica. O sucesso de público e crítica foi tamanho, que vieram mais dois livros: MSP + 50 – Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas (2010) e MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Novos Artistas (2011).
Saiba quem são os artistas:
Danilo Beyruth: é o criador do Necronauta, personagem que já tem dois álbuns publicados, e da premiada graphic novel Bando de Dois, que ganhou três troféus HQMix em 2011. Participou do álbum MSP + 50. Atualmente, ele é diretor de arte e ilustrador da We Comunicação, em São Paulo. Site: www.evilking.net.
Gustavo Duarte: as charges, caricaturas e cartuns desse paulista primam pela expressividade definida em poucos traços. Seu trabalho pode ser apreciado no jornal Lance!, no livro Charges do Lance (em parceria com Mário Alberto) e nas revistas Có!, Taxi e Birds. Participou do álbum MSP 50. Site: www.gustavoduarte.com.br.
Vitor Cafaggi: natural de Belo Horizonte, só em 2008 estreou na ilustração. Criou as tiras do Puny Parker e fez uma história do álbum Pequenos Heróis, do escritor Estevão Ribeiro. Atualmente, publica Valente no jornal O Globo. Participou do álbum MSP 50. Site: www.punyparker.blogspot.com.
Lu Cafaggi: também nascida em Belo Horizonte, é ilustradora e quadrinista. Produz (na internet) a tira Los Pantozelos e participa do site sobre quadrinhos Lady´s Comics. Foi convidada para o projeto Graphic MSP mesmo sem ter participado de nenhum MSP 50. Site: www.lospantozelos.blogspot.com.
Shiko: o trabalho deste paraibano pode ser visto no álbum Blue Note e nas revistas independentes Café Espacial e Graffiti 76% Quadrinhos. Está ilustrando A Boca Quente e a adaptação de O Quinze, de Raquel de Queiroz. Hoje vive na Itália. Participou do álbum MSP Novos 50. Site: www.flickr.com/photos/derbyblue.
A Turma da Mônica foi criada há mais de 50 anos por Mauricio de Sousa, na época repórter policial da Folha da Manhã. Os primeiros personagens foram Franjinha e seu cachorro Bidu, que ganharam tirinhas nas páginas do jornal. Em 1970, a turma, já completa, passou a ser publicada em revistas vendidas nas bancas. Fez sua estreia pela Editora Continental, passando pela Editora Abril de 1970 a 1986, pela Editora Globo de 1987 a 2006, e a partir de 2007 sendo publicada pela Panini Comics. Além de fazer sucesso nos quadrinhos, a Turma da Mônica já rendeu filmes, desenhos animados e uma grande variedade de produtos licenciados, conquistando não só o Brasil como também diversos outros países.
Panini Comics
01 - Astronauta - Magnetar
02 - Turma da Mônica - Laços
03 - Chico Bento - Pavor Espaciar
04 - Piteco - Ingá
Está incompleto, essa série já tem mais de 30 volumes
ResponderEliminar