Condorito é uma série de tira em quadrinhos chilena protagonizado pelo personagem. Publicado pela primeira vez em 6 de agosto de 1949 e criada pelo cartunista chileno René Ríos Boettiger (Concepción, Chile, 15 de dezembro de 1911 — Santiago, Chile,14 de julho de 2000), conhecido como Pepo. Com o passar dos anos, tornou-se um dos quadrinhos mais populares da América Latina.
Em 2012, foi lido em 105 jornais de língua espanhola distribuídos em 19 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Itália e Japão. 1.369 milhões de suas tirinhas são publicadas anualmente, sendo junto com Mafalda a personagem hispânica de quadrinhos mais relevante do mundo. Desde 2012, aparece no site GoComics.com, onde aparece ao lado de outros quadrinhos de renome internacional como Garfield, Peanuts, Dilbert e Calvin and Hobbes, entre outros.
Como personagem popular, não poderia deixar de refletir a paixão chilena pelo futebol, sendo que já foi caracterizado como torcedor do Club Social y Deportivo Colo-Colo.
Trajetória editorial - O início
A ideia de criar Condorito surgiu a Pepo depois de ver o filme Saludos Amigos (1942), da fábrica da Disney. Nele, o Pato Donald e Pateta fizeram uma viagem simbólica pela América Latina, onde conheceram personagens que deveriam representar os países visitados: Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru. Chile foi representado por um pequeno avião: Pedrito, nome que foi uma homenagem ao então presidente, Pedro Aguirre. No filme, o avião de Pedrito tenta cruzar com muita dificuldade a Cordilheira dos Andes para levar o correio até a Argentina. Pepo achou incomum e extremamente pobre a forma como o Chile era representado, então, indignado, começou a trabalhar em um personagem que fosse mais representativo e que encarnasse o chileno comum, no âmbito da campanha de chileno promovida pelos governos radicais (1938-1952). Para isso, inspirou-se no condor-dos-andes, ave que aparece no brasão de armas do Chile.
A primeira publicação de uma história em quadrinhos de Condorito foi no número 1 da revista Okey, de propriedade da Zig-Zag, em 6 de agosto de 1949 em que Condorito fez sua primeira aparição como um ladrão de galinhas ocasionais, que depois se arrepende de comê-lo e tenta para devolvê-lo ao galinheiro, mas é parado por um policial e preso. No presídio de Condorito, ele imaginou o policial comendo a saborosa galinha. A história em quadrinhos tinha duas páginas inteiras.
As publicações seguintes de Condorito foram baseadas em um personagem que veio do campo impulsionado pela migração rural-urbana que viveu no Chile na década de 1950; A personalidade de Condorito era a de um brincalhão, engenhoso e travesso. Segundo o roteirista Jorge Montealegre, "o perfil de Condorito nos primeiros desenhos é centrado no roto chileno onde instituições muito chilenas como o compadrazgo são abordadas com Don Chuma e o huacherío por Coné".
Durante as edições da revista Okey, Condorito teve um contexto real em uma cidade fictícia, Pelotillehue, junto com familiares e situações mais próximas das pessoas.
Até o ano de 1955, data do surgimento da primeira coletânea de piadas de Condorito, o personagem já apresentava sua última aparição. Como publicação, Condorito surgiu em 21 de dezembro daquele ano. A história em quadrinhos Condorito tem um formato característico pelo qual foi publicada desde suas origens em uma gama específica de cores que incluem apenas vermelho, marrom, rosa, preto, branco, cinza e, de vez em quando, verde.
Um dos únicos cartunistas sobreviventes que trabalhou com Pepo no início de Condorito é o cartunista Hernán Vidal (Hervi) que com apenas 13 anos, tornou-se assistente de Pepo.
Fonte: wikipedia
RGE
[1982]
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Maltese
[1991 - 1992]
01 02 03 04 05 07 08
Quadriculando
[2020]
1
0 Comentários :
Enviar um comentário
Olá amigo! Se gostaste deste POST, partilha e/ou deixa um pequeno comentário...não custa nada :) Também podes ajudar o Tralhas com os teus scans! Vê como nos podes ajudar >Aqui<.
Obrigado por nos visitares
Gizmo